quarta-feira, maio 18, 2005

FAB vai abrir os arquivos sobre UFOS

Recebi ontem um e-mail interessante do Gevaerd, editor da revista UFO. Diz que a Força Aérea Brasileira se reunirá com pesquisadores brasileiros e liberará informações acerca dos Objetos Voadores Não identificados e suas manifestações no território nacional. Bom, duvido muito que eles liberem algo espetacular, talvez soltem alguns relatórios da década de 50, algumas fotos. O ideal mesmo seria ter acesso aos arquivos do CINDACTA e do SIVAM, os filmes em super 8 que eles fizeram no Pará, na década de 70 e, mais interessante ainda, seria se eles liberassem os arquivos do General Uchoa, que manteve contatos extraordinários com UFOS na região de Goiás.


Eis o E-mail:


COMUNICADO A TODA A UFOLOGIA BRASILEIRA

É com imenso prazer que a Revista UFO informa a toda a Comunidade Ufológica Brasileira que dentro de muito pouco tempo estaremos colhendo os frutos de nossa longa, exaustiva, esforçada mas vitoriosa campanha pela liberdade de informações em nosso país, o movimento UFOs: Liberdade de Informação Já.

A
Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) está indo a Brasília neste dia 20, a convite da Aeronáutica Brasileira, para um encontro como nossos militares, em que certos arquivos serão abertos e se tentará estabelecer um protocolo de investigação conjunta entre nossas autoridades aeronáuticas e os ufólogos civis, com vistas à criação de uma comissão para esse fim. Esse será um gigantesco passo para todos nós.

Estamos em contagem regressiva para esse grande momento da Ufologia Brasileira, sonho de nossos ufólogos há várias décadas, que está em vias de se realizar após um ano de intenso trabalho através das edições impressas e do site da Revista UFO e suas coligadas.

Ao longo desse ano, a Revista UFO recebeu várias críticas quanto à forma que conduziu o movimento, considerado por uns como "unilateral" e, por outros, como "precipitado". Respeitamos todas as opiniões e as críticas de colegas. Mas o fato é que fizemos o que achamos certos, sempre com consultas às pessoas certas e com a melhor de todas as intenções. E felizmente nossa campanha é vitoriosa.

Durante a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, juntamos o expressivo número de 36 mil assinaturas em nosso abaixo-assinado, o que é um apoio significativo ao movimento. A todos esses amigos, nosso eterno agradecimento. Se você ainda não assinou e quer deixar seu nome impresso na história da Ufologia Brasileira, ainda é tempo.
Clique aqui.

Nosso processo de aproximação da Força Aérea Brasileira (FAB) começou em fevereiro passado, 10 meses após o início da campanha. A Aeronáutica considerou nosso pleito justo e demonstrou disposição para conversar com a Comunidade Ufológica Brasileira, através da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), que lançou a campanha e a manteve viva até agora.

Na ocasião, um representante dos militares nos procurou e ofereceu-se para receber os ufólogos à frente da campanha, dando sinais de que a FAB vai abrir seus arquivos. Após vários adiamentos, o grande encontro foi marcado para dia 20 de maio, em Brasília. Irão à reunião os ufólogos A. J. Gevaerd, Marco Petit, Claudeir Covo, Rafael Cury, Fernando Ramalho e Roberto Beck, substituindo Reginaldo de Athayde. São essas as 6 pessoas que lançaram o movimento pela liberdade de informações e o mantêm ativo (lamentavelmente, o co-editor de UFO Athayde, enfermo após uma série de cirurgias, não poderá comparecer).

Essa reunião histórica foi tratada, no domingo passado, pela revista Istoé, que publicou uma matéria a respeito com participação de Gevaerd e Claudeir. E está tudo confirmado para que o Fantástico acompanhe nossa visita à Brasília e faça a cobertura dos encontros na sua edição de 22 de maio. É possível que outros meios de imprensa também compareçam, dando maior amplitude a esta conquista. Os veículos interessados devem enviar e-mail para:
editor@ufo.com.br.

Mas nem todas as notícias são positivas, infelizmente. A repercussão da Istoé provocou algumas reações que já eram aguardados. Entre elas, a manifestação de outros grupos e pessoas da Ufologia, exigindo da FAB o "mesmo tratamento que a Revista UFO terá". Sim, exigindo, como se a FAB estivesse privilegiando ou beneficiando de alguma forma o grupo de ufólogos em torno da Revista UFO, ou os ufólogos da CBU.

Ora, é amplamente sabido que desde o primeiro momento de nossa campanha, insistentemente e através de mais de uma dúzia de edições da Revista UFO e centenas de páginas internas de nosso site, temos sido absolutamente claros quanto ao caráter da campanha. Nossa posição é: quaisquer que sejam os resultados desse contato com a Aeronáutica, caso ele se limite a uma única ocasião ou venha a ser mantido permanente, todos os seus detalhes – a exceção daquilo que nossa interlocutora discriminar – estarão à disposição da Ufologia Brasileira, sem restrição, sem monopólio, sem cerceamento.

Nossa campanha é ampla, democrática e representa de fato os anseios de maioria esmagadora da Ufologia Brasileira. Esperamos que as ações desses grupos ou pessoas não venham arriscar colocar as conquistas a perder. Por isso, mais uma vez, como fizemos em tantos momentos de nossa campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, repetimos: o que a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) conseguir da Força Aérea Brasileira (FAB) vai ser aberto à toda a Ufologia Brasileira, e jamais retido ou monopolizado de qualquer forma.

A você que participou, apoio e ajudou a divulgar a campanha, e a todos que assinaram o abaixo-assinado, nosso forte reconhecimento e agradecimento.


A. J. Gevaerd, editor
Revista UFO Brasil
www.ufo.com.br